Açoriano Oriental
Acidente com autocarro provoca 14 mortes em Espanha
Um total de 14 estudantes de Erasmus de várias nacionalidades morreram hoje de manhã quando o autocarro em que seguiam chocou com um veículo na autoestrada AP-7, junto a Freginals, em Tarragona, Espanha, informou o Governo regional catalão.
Acidente com autocarro provoca 14 mortes em Espanha

Autor: LUSA/AOnline

De acordo com o conselheiro de Interior (Administração Interna) do Governo regional da Catalunha, Jordi Jané, além das 14 vítimas mortais outras 30 pessoas ficaram feridas no acidente, quatro delas em estado muito grave. Os feridos graves foram transportados para o Hospital Verge de la Cinta de Tortosa (Tarragona).

Até ao momento não há informação de portugueses entre os feridos levados para este hospital que recebeu os casos mais graves.

O autocarro acidentado em Freginals, pertencente a uma empresa de Mollet del Vallès (Barcelona), transportava 57 pessoas: um condutor e estudantes de Erasmus de diversas nacionalidades que regressavam das tradicionais festas de Páscoa em Valência.

O acidente aconteceu às 06:00 da manhã locais, quando o autocarro da empresa Autocares Alejandro, que circulava em sentido Barcelona, perdeu o controlo, atravessou o separador e ficou voltado no sentido sul, colidindo com outro veículo.

O motorista do autocarro sobreviveu ao acidente e estava hoje de manhã a ser ouvido na comissaria dos Mossos de Esquadra (polícia autonómica da Catalunha) de Tortosa, indicou o conselheiro de Interior, Jordi Jané.

Jané disse também que "tudo indica que o acidente se deveu a fatores humanos", mas ressalvou que ainda decorrem as investigações quanto à causa do embate.

Os bombeiros estão a trabalhar com 17 equipas para resgatar as vítimas do interior dos veículos envolvidos, e o transportador terá um outro veículo para transportar as pessoas ilesas para um hotel em Tortosa (Tarragona).

"Estamos chocados. Sabemos que as vítimas são muito jovens e hoje é um dia muito triste", disse Josep Roncero, autarca de Freginals (Tarragona), uma povoação de escassos 400 habitantes, uma das primeiras pessoas a chegar ao local.

A Proteção Civil do Governo, em conjunto com as autoridades locais, está a disponibilizar espaços de atendimento aos ilesos, com ajuda psicológica.

A circulação na AP-7 esteve completamente cortada no sentido sul, mas entretanto já foi desbloqueada uma via.

Esta colisão é um dos acidentes de trânsito mais graves que ocorreram em Espanha desde 2000, com envolvimento de um autocarro de passageiros.

O acidente com o maior número de mortes em Espanha foi a 06 de julho de 2000, quando um autocarro em que viajavam alunos catalães colidiu com um camião de transporte de gado na cidade de Soria Golmayo, provocando vinte mortos e treze feridos graves.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados