Açoriano Oriental
Acesso à Internet em banda larga móvel diminui 4,5 % no primeiro trimestre
O número de utilizadores com acesso à Internet em banda larga móvel diminuiu 4,5 por cento no primeiro trimestre deste ano, mas o acesso em banda larga fixa aumentou 13,4 por cento face ao mesmo período de 2009.
Acesso à Internet em banda larga móvel diminui 4,5 % no primeiro trimestre

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com um comunicado da ANACOM, “o número de clientes do serviço fixo de acesso à Internet aumentou 3,7 por cento face ao trimestre anterior, e 13,4 por cento em termos homólogos”.

No final do primeiro trimestre de 2010 existiam em Portugal 2,170 milhões de utilizadores que efetivamente usaram Internet em banda larga móvel, com 1,2 milhões através de placas/modem e cerca de 1,97 milhões com acessos à Internet fixos, dos quais 1,936 milhões em banda larga.

A maioria dos clientes do serviço de acesso à Internet em local fixo utiliza a banda larga – 1,936 milhões - mais 72 mil (3,8 por cento) que no trimestre anterior.

Em termos homólogos, o crescimento foi de 14,1 por cento, sendo que os clientes destes serviços representam cerca de 98,4 por cento do total de clientes de Internet.

A principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa continua a ser o ADSL, que representa 55 por cento do total.

No período em análise, o modem por cabo atraiu, em termos líquidos, cerca de 53 por cento das adesões ao serviço ocorridas neste período.

O acesso à Internet suportado em fibra ótica atraiu cerca de 33 por cento destes clientes.

No que se refere às ofertas de banda larga baseadas em circuitos alugados, FWA e fibra ótica (FTTH/B), e que representam quatro por cento do total dos clientes, estas apresentam crescimentos acima dos 45 por cento.

“Esta evolução deve-se sobretudo às ofertas suportadas em fibra ótica (FTTH/B), que no final de março contabilizavam cerca de 54 mil clientes, mais 78 por cento que no trimestre anterior. Cerca de 95 por cento deste total são clientes residenciais”, refere a ANACOM.

Relativamente às quotas de clientes de banda larga fixa, a quota de clientes do grupo Portugal Telecom situou-se nos 44,9 por cento, mais 0,4 pontos percentuais do que no trimestre anterior.

A quota de clientes do Grupo ZON situou-se nos 32,6 por cento, com um aumento de 0,4 pontos percentuais face a Dezembro.

Entre os operadores que registaram um maior ganho absoluto de clientes destacam-se o grupo PT e o grupo ZON com acréscimos de 38 mil e 30 mil novos clientes, respetivamente.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados