Açoriano Oriental
PT Portugal e Vodafone vão partilhar rede de fibra ótica
A PT Portugal e a Vodafone assinaram um acordo para partilhar rede de fibra ótica a partir de hoje, que permitirá a cada uma das operadoras passar a ter mais 450 mil casas com aquela tecnologia.
PT Portugal e Vodafone vão partilhar rede de fibra ótica

Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), a PT Portugal diz que o MEO, através daquela operadora, celebrou um acordo de desenvolvimento e partilha de rede de fibra ótica com a Vodafone Portugal, que terá efeito imediato.

O acordo, negociado ao longo do último ano, abrange a partilha de fibra ótica escura em cerca de 900 mil casas, em que cada uma das entidades partilha com a outra aproximadamente 450 mil casas.

Na prática, este acordo permitirá ao MEO aceder a mais 450 mil casas com a tecnologia de fibra ótica até casa do cliente (FTTH – 'fibre to the home'), o que significa que a operadora poderá passar dos atuais 1,6 milhões de casas passadas, segundo divulgou anteriormente, para 2,050 milhões de habitações com a mesma tecnologia.

A Vodafone Portugal também terá um mercado adicional, podendo chegar aos 1,950 milhões de casas passadas, já que o objetivo desta operadora, divulgado no final do ano passado ao mercado, era alcançar os 1,5 milhões de casas, aos quais se juntam agora mais estas potenciais 450 mil (em fevereiro a operadora tinha cerca de 750 mil casas com fibra ótica).

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados