Açoriano Oriental
Açores/Eleições
A dois dias do fim da campanha, PS e PSD concentrados em São Miguel
A dois dias do fim da campanha para as eleições regionais dos Açores, os candidatos do PS e do PSD apostam em São Miguel enquanto os restantes realizam ações por outras ilhas do arquipélago.

Autor: Lusa/AO Online

 

O presidente do PS/Açores e cabeça de lista pelo círculo eleitoral de São Miguel, Vasco Cordeiro, visita o posto de leite de Santo Antão, na freguesia de Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo.

Ainda em Vila Franca do Campo, Vasco Cordeiro realiza uma ação de rua, seguindo para uma iniciativa idêntica no concelho de Lagoa.

À noite, o candidato socialista por São Miguel participa num comício na Povoação.

O líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, regressa hoje a São Miguel, círculo por onde se candidata, depois de ter estado na terça-feira na ilha de São Jorge, tendo uma ação de campanha na vila das Capelas.

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, a líder nacional que mais tempo dedicou a estas eleições, visita a Associação de Agricultores Micaelenses, em Arrifes, Ponta Delgada.

O líder regional do CDS-PP e cabeça de lista pelo círculo eleitoral da Terceira, Artur Lima, apresenta as propostas da sua candidatura para as áreas da saúde e do combate às listas de espera.

A coordenadora regional e candidata do Bloco de Esquerda pelo círculo de São Miguel, Zuraida Soares, visita a creche Olhar Poente, no concelho da Praia da Vitória, na Ilha Terceira.

Na ilha do Corvo, permanece o candidato por aquele círculo eleitoral pelo PPM, Paulo Estevão. O candidato do partido monárquico visita hoje o aeródromo da ilha.

Na ilha do Pico, está o coordenador e cabeça de lista da CDU por São Miguel, Aníbal Pires, em contacto com a população no centro da vila da Madalena.

O partido Livre, que concorre pela primeira às eleições regionais dos Açores, tem hoje uma reunião com a direção da associação Kairós, em Ponta Delgada.

Para a votação de dia 16 estão inscritos 228.160 eleitores que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

De acordo com os resultados das eleições, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

Treze forças políticas apresentam-se a votos, mas nem todas concorrem nos dez círculos eleitorais. Apenas aos círculos de São Miguel, que elege 20 deputados, e de compensação, que elege cinco, concorrem todas.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido de PSD com 20 mandatos e do CDS-PP com três. BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados