Trabalho

93 por cento dos enfermeiros aderem à greve

93 por cento dos enfermeiros aderem à greve

 

Lusa / AO online   Regional   27 de Jan de 2010, 11:37

A greve dos enfermeiros está a registar uma adesão de 93 por cento nos Açores, onde provocou o encerramento de “dois centros de saúde e dois blocos operatórios de dois hospitais”, disse fonte esta quarta-feira sindical.
“Os blocos operatórios dos Hospitais de Angra do Heroísmo e da Horta estão fechados”, afirmou Francisco Branco, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEF) nos Açores acrescentando que estes blocos apenas realizam intervenções cirúrgicas de urgência.

Por outro lado, salientou que “no Centro de Saúde de Angra do Heroísmo só foi trabalhar um enfermeiro, o que não era suficiente para manter o serviço aberto, enquanto o Centro de Saúde da Horta está igualmente encerrado”.

Segundo o sindicalista, no Hospital de Angra do Heroísmo a adesão à greve ronda 88 por cento e na Horta 94 por cento.

Francisco Branco revelou ainda que o Serviço de Atendimento à Gripe A de Angra do Heroísmo “está encerrado”, acrescentando que estas estruturas “não têm que assegurar serviços mínimos, ao contrário do que dizia uma circular emitida pela Direcção Regional de Saúde, uma vez que apenas funcionam entre as oito da manhã e as oito da noite”.

Entretanto, segundo dados anunciados esta quarta-feira pela Secretaria Regional da Saúde a greve dos enfermeiros nos Açores registou uma adesão de 57% no conjunto das unidades de saúde da Região.

Em nota do Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo Regional, é dado a conhecer que nos hospitais aderiram 47% dos enfermeiros, enquanto nos Centros de Saúde a adesão foi de 71%.

Por outro lado Secretaria Regional da Saúde afirma que os serviços estão assegurados em toda a Região, incluindo todos os Serviços de Atendimento à Gripe.

Os enfermeiros iniciaram esta quarta-feira uma paralisação de três dias em todo o país, contestando a última proposta salarial do Ministério da Saúde, que consideram ser “inferior à apresentada anteriormente”.

Nos Açores, o sindicato marcou para quinta-feira uma concentração junto ao Hospital de Ponta Delgada, estando prevista idêntica iniciativa na sexta-feira em Angra do Heroísmo.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.