800 aves em exposição no Pavilhão do Mar

Regional /
Expo Aves

1774 visualizações   

O evento Expo Aves, da associação de Avicultores de São Miguel, com o apoio da associação Portas do Mar, traz 800 aves de variadas espécies ao Pavilhão do mar, em Ponta Delgada, este fim de semana.
 

De variadas cores e tamanhos, as aves em exposição que foram a concurso esta sexta-feira pertencem a criadores da Madeira, do Continente, mas a maioria é de São Miguel.

Estes criadores pertencem à Associação de Avicultores e criam aves em casa como passatempo.

Todos os criadores gostam de ter a oportunidade de, pelo menos uma vez no ano, mostrar o trabalho realizado, afirmou António Machado, presidente da associação.
 
"O importante aqui é que efetivamente o trabalho seja reconhecido e que mediante o prémio, haja uma orientação, naquilo que é bom e naquilo que não é bom. Ou seja, permite aos criadores melhorar certos aspetos já para o próximo ano", salientou.

"Sem dúvida que este tipo de iniciativa promove o gosto pelas aves", revelou António Machado, presidente da associação.   

Vidigal Amaro, jurado de columbicultura, pombos de fantasia, referiu que "esta exposição é a melhor de columbicultura do país, porque tem pombos com uma grande variedade e com grande qualidade."

Escolher bem os pombos para cria, ter uma alimentação muito cuidada e variada e manter as aves com muita higiene são os fatores que fazem com que as aves se distinguem, salientou.    

José Moniz dedica-se à criação de aves já há dois anos e confessa que foram as cores das aves que o entusiasmaram a começar. Embora faça parte da associação há três anos, esta é a primeira vez que expõe.

Angariou quatro prémios o que o motiva a continuar com a criação e afirma que "para o ano irá melhorar porque com a muda de pena, os pássaros ficam mais limpos e brilhantes, fica um espetáculo".   

João Luís Viveiros é criador de aves à cerca de 18 anos e já é a sétima vez que expõe. No concurso que decorreu esta sexta-feira, na abertura da Expo Aves, ganhou cerca de 15 prémios.
 
"Nós quando entramos aqui é porque queremos ganhar prémios, se não ganhamos ficamos tristes, mas o nosso hobby é ter aves, não é acumular prémios".

Diário de Notícias Dinheiro Vivo Jornal de Notícias Notícias Magazine O Jogo TSF Volta ao Mundo Açoriano Oriental DN Madeira Jornal do Fundão