Açoriano Oriental
7º campeonato de futebol de rua arranca hoje
A sétima edição do Futebol de Rua arranca hoje, com o objetivo principal de dar o pontapé que falta à mudança de vida e usar o desporto como via para a promoção pessoal e reintegração e conta este ano com a participação de 13 equipas.

Autor: Lusa/AO On line

A iniciativa é da responsabilidade da CAIS, uma organização de apoio aos sem abrigo, que desde 2004 promove o Futebol de Rua com vista ao combate à pobreza e à exclusão social.

“Esta é uma iniciativa de inclusão que tem dois objetivos: por um lado, pôr no topo da agenda dos líderes mundiais a questão da pobreza e, por outro, utilizar o desporto para ajudar as pessoas a reconstruírem-se enquanto indivíduos em função de um grupo”, explicou à agência Lusa o diretor executivo da CAIS.

Tal como ressalvou Henrique Pinto, o desporto serve aqui “processos de ressocialização de pessoas que têm estado um pouco à margem, abandonados a si mesmos, esquecidos”.

No campo, joga-se mais do que os simples passes de bola ou os golos marcados.

“Aqui, o que sobretudo se joga é um conjunto de oportunidades que querem levar as pessoas a gostar de si, a sonhar, a projetar a sua vida para o futuro, em que possa caber a ideia de ter uma casa, um trabalho próprio e uma família, eventualmente”, sublinhou Henrique Pinto.

Em campo vão estar 13 equipas, oriundas dos distritos de Lisboa, Beja, Faro, Bragança, Setúbal, Coimbra, Aveiro, Santarém, Portalegre e Porto e das regiões autónomas da Madeira e dos Açores, mais uma equipa da CAIS Lisboa.

Em vez dos habituais 90 minutos, as partidas de futebol de rua duram apenas 14 minutos e em campo estão apenas quatro jogadores por equipa, sendo que as equipas têm no total oito jogadores e o treinador pode fazer substituições sempre que quiser.

Depois do trabalho desenvolvido desde o início do ano, com jogos a nível municipal e distrital, a final joga-se num campo de futebol improvisado no parque de estacionamento do Centro de Congressos de Lisboa.

Os jogos começam hoje às 15:00, mas às 09:30 as cerimónias arrancam com um desfile das equipas desde o Rossio até à Praça do Município, passando pela Rua Augusta e pela Praça do Comércio.

Da final, no domingo, saem os jogadores escolhidos para representar Portugal no campeonato mundial, o "Homeless World Cup 2010", que decorre no Rio de Janeiro, Brasil, entre os dias 19 e 26 de setembro próximo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados