72% dos casos de tráfico de seres humanos em Portugal envolvem mulheres

72% dos casos de tráfico de seres humanos em Portugal envolvem mulheres

 

Lusa / AO online   Nacional   2 de Out de 2010, 13:53

As mulheres representam 72 por cento das vítimas do tráfico de pessoas em Portugal, anunciou hoje o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, destacando que a prevenção e combate deste crime é uma das prioridades do Governo.

“Das vítimas sinalizadas, 72 por cento são mulheres, as vitimas mais frágeis e carenciadas, mas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade”, afirmou aquele responsável, na abertura de uma conferência sobre tráfico de seres humanos, hoje em Lisboa.

Apontado como uma das atividades criminosas mais lucrativas “um crime muito grave porque põe em causa a dignidade da pessoa humana que é uma pedra angular da constituição” da república portuguesa.

“Tomamos várias medidas, o Código Penal hoje penaliza também as pessoas coletivas que pratiquem esse crime, considera crime esconder os documentos da vítima ou vender uma criança para adoção”, afirmou à Lusa Rui Pereira, à margem do encontro.

Em 2007 foi criado o Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, um plano “periódico” de reflexão sobre o combate ao tráfico de pessoas, cujo próximo balanço vai ser divulgado a 18 deste mês, segundo o governante.

A criação de um Observatório do Tráfico de Seres Humanos, em 2008, com a missão de recolher, tratar e difundir informação sobre tráfico de pessoas e formas diversas de violência de género em Portugal, também foi apontada pelo governante como um “importante” passo no combate e prevenção daquela atividade criminosa.

Indagado sobre as consequências das medidas de austeridade nas forças policiais, cujos sindicato e associações profissionais dizem temer que conduza á privatização de alguns serviços e mais desinvestimento, Rui Pereira escusou-se a comentar.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.