Açoriano Oriental
EUA
55 mil vistos de residência sorteados
Os Estados Unidos vão sortear "on-line", a partir de 02 de outubro, 55 mil vistos de residência, para cidadãos de países com baixas taxas de entrada de imigrantes, como Portugal.
55 mil vistos de residência sorteados

Autor: Lusa/AO Online

 

De acordo com informação divulgada pelo Departamento de Estado, o processo de registo para o programa DV-2014 prolonga-se até 03 de novembro, e é "fortemente encorajado" que os candidatos não esperem até à última semana para submeterem o processo.

Os vistos que forem atribuídos (no verão de 2013) serão entregues no ano fiscal 2014 (01 de Outubro de 2013 a 30 de Setembro de 2014).

O anterior programa, DV-2013, apenas atribuiu 40 vistos a portugueses.

Criado pelo Congresso norte-americano, o Programa de Diversidade de Vistos de Imigrantes disponibiliza anualmente até 55 mil vistos, selecionados aleatoriamente de entre os candidatos elegíveis, que devem ser de países com baixas taxas de imigração para os Estados Unidos e ter habilitações ao nível do ensino secundário.

Outro requisito é ter um mínimo de dois anos de experiência num posto de trabalho, nos últimos cinco anos.

A imigração portuguesa para os Estados Unidos tem vindo a cair continuamente ao longo das últimas décadas.

Números do Departamento de Estado, indicam que, em 2010, a secção consular da embaixada dos Estados Unidos em Lisboa passou 4.384 vistos a cidadãos portugueses e o consulado em Ponta Delgada 274.

A percentagem ajustada de recusa de concessão de vistos a cidadãos portugueses por parte destes dois escritórios consulares e por outras entidades consulares espalhadas pelo mundo foi de 17,7 por cento, segundo a mesma fonte.

Na maioria dos casos, um visto é recusado sob suspeita de que o requerente pretende emigrar ilegalmente.

Portugal integra o Programa de Isenção de Vistos (Visa Waiver), pelo que os cidadãos portugueses estão isentos de visto de entrada nos Estados Unidos, para estadas turísticas ou de negócios, até 90 dias.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados