Açoriano Oriental
330 milhões de pessoas sofrem com a seca na Índia
O Governo indiano anunciou hoje que a extrema seca que atravessa o país afeta 330 milhões de pessoas, entre as quais agricultores com perdas importantes de colheitas.
330 milhões de pessoas sofrem com a seca na Índia

Autor: Lusa/AO online

 

Um responsável governamental, P. S. Narasimba, disse ao Tribunal Supremo que um quarto da população, por entre dez Estados, foi afetado por uma grave seca após dois anos consecutivos de fracas monções.

Narasimba revelou que o Governo concedeu fundos para as zonas afetadas, nas quais a anormal falta de chuva forçou certas comunidades a racionar a ingestão de água.

Relatos de famílias e agricultores em zonas remotas da Índia, cujos poços secaram e que têm de caminhar longas distâncias para encontrar água, têm dominado os meios de comunicação locais.

Uma organização não governamental fez uma petição para pedir ao Tribunal Supremo que ordene ao Governo do primeiro-ministro Narenda Modi, que tome medidas para aliviar as zonas mais afetadas.

As temperaturas altas têm afligido recentemente as zonas do leste, centro e sul da Índia com muits mortes por insolação.

Todos os anos, centenas de pessoas, sobretudo as mais carenciadas, morrem no pico do verão, mas as temperaturas subiram mais cedo do que o normal, aumentando as incertezas sobre o número total deste ano.

O departamento de meteorologia indiano emitiu um alerta de canícula para Orissa e outros dois Estados nos quais se prevêm temperaturas acima dos 45 graus centígrados nos próximos dias.

Todas as escolas de Orissa estão fechadas até à semana que vem por causa da temperatura enquanto se sucedem protestos por causa do racionamento de água a norte, na cidade de Bengal.

Os políticos têm sido amplamente criticadas por desperdiçarem água quando se deslocam às zonas afetadas pela seca, como no caso do primeiro-ministro da Índia, cuja caravana foi antecedida por tanques a molharem a estrada no Estado de Karnataka esta terça-feira.

Prevê-se uma monção acima da média este ano, dando esperança aos agricultores que dependem das chuvas anuais. O setor da agricultura ocupa 60 por cento da população da Índia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados