Açoriano Oriental
33 mineiros retidos no Chile há quase um mês vão falar por videoconferência com as famílias
Os 33 mineiros retidos no norte do Chile e os seus amigos mais próximos vão participar hoje na primeira videoconferência em tempo real desde 5 de agosto passado, havendo grande expetativa entre os familiares.

Autor: Lusa / AO online

Serão cerca de 66 minutos de felicidade, aproximadamente dois minutos por família, graças ao sistema de fibra óptica que as equipas de resgate instalaram para comunicarem com os mineiros, a 700 metros de profundidade.

“Hoje será um dia extraordinário, disseram-nos que a comunicação se realizará por volta das 16.00 locais (20.00 de Portugal), disse Rafael Peña, ormão de Edison Penã, de 34 anos, um dos mineiros retidos numa das galerias da mina.

A primeira comunicação direta que mantiveram os mineiros e as suas famílias, até agora, ficou-se por uma conversa telefónica de pouco mais de trinta segundos, pelo que o contacto visual está a gerar muita alegria no acampamento “Esperanza”.

Também a boliviana Verónica Quispe espera um momento para falar com o marido, Carlos Mamani, o único estrangeiro entre os 33 mineiros.

Os 33 mineiros estão presos desde 5 de agosto, a 700 metros, no subsolo da mina de San José, no Norte do país. O resgate pode durar entre três e quatro meses, segundo as autoridades, que esperam tirar os trabalhadores "antes do Natal".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados