Açoriano Oriental
221 casamentos homossexuais desde que lei entrou em vigor
Em seis meses realizaram-se, em Portugal, 221 casamentos entre pessoas do mesmo sexo, segundo dados do Ministério da Justiça, divulgados à agência Lusa.
221 casamentos homossexuais desde que lei entrou em vigor

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o Ministério da Justiça, dos 221 casamentos homossexuais realizados desde 07 de junho, 156 foram entre homens e 65 entre mulheres.

A juntar a estes somam-se os 202 casamentos realizados fora do país em que um conjuge é cidadão português. Destes, 139 foram contraídos entre homens e 63 entre mulheres.

Nos consulados portugueses espalhados pelo mundo, em seis meses, realizaram-se 19 uniões homossexuais: 17 entre o sexo masculino e dois entre o sexo feminino.

A lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo entrou em vigor a 31 de maio último, tendo-se realizado o primeiro casamento a 07 de junho, entre Teresa Pires e Helena Paixão, que lutaram para que a união homossexual fosse possível em Portugal.

O polémico diploma só foi promulgado pelo Presidente da República a 17 de maio, no penúltimo dia do prazo e após o fim da visita do papa a Portugal.

Depois de ter submetido o diploma à fiscalização preventiva do Tribunal Constitucional - que o considerou constitucional -, Cavaco Silva acabaria por promulgar o diploma no Dia Mundial Contra a Homofobia.

Este diploma teve origem numa proposta do Governo e foi aprovado pelo Parlamento, com os votos favoráveis do PS, BE, PCP e PEV e contra do CDS-PP e PSD, mas seis deputados social democratas abstiveram-se.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados