Açoriano Oriental
11 distritos com risco de incêndio
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje em aviso de risco máximo de incêndio vários concelhos de 11 distritos do norte e centro de Portugal

Autor: Lusa/AO On Line
.

Pelas 6:00, e segundo informação disponível no portal da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), estavam ativos quatro incêndios no país, tendo-se registado 41 desde as 00:00 de hoje.

O nível de aviso de risco máximo de incêndio do IM está ativo para concelhos do distrito de Viana do castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Leiria.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o "reduzido" e o "máximo” e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Segundo informação disponibilizada pela ANPC no seu portal, no sábado, a última data disponível, registaram-se 275 incêndios florestais, sem indicação de área ou ardida ou tipo de vegetação afetada, que foram combatidos por 3694 bombeiros, apoiados por 956 veículos e 124 meios aéreos.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais iniciou a “Fase Charlie”, considerada a de maior risco de incêndios, a 01 de julho e deverá terminá-la a 31 de setembro.

O IM prevê para hoje uma temperatura máxima de 26 graus Celsius no Porto, 27º em Lisboa, 33º em Faro, 25º em Ponta Delgada e 26º no Funchal.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados