• Berta tem de 'descolar'  de Ponta Delgada
    A primeira derrota autárquica do PSD nos Açores deve motivar uma profunda reflexão entre os sociais-democratas.
  • PSD ganha em câmaras, mas PS vence em votos

    O PSD permanece o partido com maior número de câmaras e continua líder da Associação Nacional de Municípios, mas o PS subiu em número de presidências de câmara de 110 para 131 e obteve a maior percentagem de votos (37,67%)

    A  CDU não conseguiu segurar o lugar de terceira força política mais votada no poder local açoriano, alcançado nas Autárquicas de 2005, muito por força dos resultados então obtidos pelo partido na ilha do Faial.
  • BE continua a ganhar terreno nas autarquias
    Ainda que não tenha conseguido ultrapassar o CDS-PP e a CDU em número de votos, o Bloco de Esquerda (BE), à semelhança do que aconteceu nas Autárquicas de 2005, volta a “engordar” a sua presença no poder local, fruto do aumento de votação e de representação autárquica.
  • CDS-PP sobe a terceira força política no poder local
    A subida do número de votos em relação a 2005 permitiu ao CDS-PP alcançar o terceiro lugar no ranking das forças políticas mais votadas no arquipélago no que ao poder local diz respeito.
    • Contém video(s)
    O presidente do PS/Açores, Carlos César, destacou este domingo a “grande vitória” dos socialistas nas eleições autárquicas na região, frisando que foi a primeira vez que isso aconteceu na história da democracia portuguesa.
  • Roberto Monteiro eleito na Praia da Vitória
    O candidato do Partido Socialista, Roberto Monteiro,  foi este domingo eleito para a Câmara Municipal da Praia da Vitória.
  • João Castro eleito na Horta
    João Castro,  candidato do Partido Socialista, foi eleito este domingo para a presidência da Câmara Municipal da Horta.
  • Andreia Cardoso eleita para a Câmara de Angra do Heroísmo
    Andreia Cardoso, candidata do PS, foi eleita  este domingo para a presidência da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
  • Berta Cabral admite derrota do PSD
    A presidente do PSD/Açores, Berta Cabral, admitiu este domingo que os sociais-democratas não atingiram os objectivos que tinham traçado para as eleições autárquicas, mas desvalorizou os resultados regionais em detrimento da vitória conquistada em Ponta Delgada.
  •  José Carlos Carreiro eleito no Nordeste

    José Carlos Carreiro, candidato do PSD, foi eleito este domingo para a presidência da Câmara Municipal do Nordeste

  • Berta Cabral eleita em Ponta Delgada
    A candidata do PSD, Berta Cabral, foi eleita este domingo para a presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
  • João Ponte eleito na Lagoa
    O candidato do partido socialista, João Ponte, foi este domingo eleito para a Câmara Municipal da Lagoa.
  • Ricardo Silva eleito na Ribeira Grande
    O candidato do PS, Ricardo Silva, foi eleito este domingo para a presidência da Câmara Municipalda Ribeira Grande.
  • Manuel Avelar eleito em Santa Cruz da Graciosa
    Manuel Avelar, candidato do PS, foi eleito este domingo para a presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
  • Carlos Rodrigues eleito em Vila do Porto
    O candidato do  Partido Social de Democrata, Carlos Rodrigues, foi eleito este domingo para a presidência da Câmara Municipal do Vila do Porto.
  • Carlos Ávila eleito na Povoação
    O candidato do Partido Socialista, Carlos Ávila, foi eleito este domingo para a presidência da Câmara Municipal da Povoação.
  • António Cordeiro eleito em Vila Franca do Campo
    O candidato do  Partido Socialista, António Cordeiro, foi eleito este domingo para a presidência da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo.
  • Acto eleitoral decorre sem problemas nos Açores
    O acto eleitoral para as autárquicas decorreu este domingo normalmente no arquipélago dos Açores, sem que tenha sido apresentada qualquer queixa ou reclamação às entidades competentes, apesar de um incidente ocorrido no Corvo.
  • Partidos fazem balanço da campanha para autárquicas
    O "Açoriano Oriental" ouviu os partidos politícos que concorrem às eleições autárquicas no próximo dia 11 de Outubro (domingo) e realizou um balanço da campanha eleitoral
  • Saúde e acessibilidades dominam campanha do CDS-PP em Santo António
    Em mais uma manhã de campanha, o candidato do CDS-PP à presidência da Câmara de Ponta Delgada optou por destacar alguns aspectos que na freguesia de Santo António terão de ser alterados, sobretudo ao nível da saúde e das acessibilidades.
  • Berta Cabral quer mais colaboração com a lavoura
    A candidata social democrata, à câmara de Ponta Delgada, reuniu esta quinmta-feira com a Associação Agrícola de São Miguel, naquele que foi o primeiro encontro do dia para avaliar as necessidades económicas do concelho.
  • Casaca diz que Berta
    O candidato do PS Açores à Câmara de Ponta Delgada acusa Berta Cabral de misturar poderes e actos eleitorais.
    Com tambores, carrinhas e muitas bandeiras, a caravana social democrata arrancou a campanha de rua na Arquinha, em Ponta Delgada. Berta Cabral cumprimentava miúdos e graúdos e apelava ao voto "porque só depois das urnas fecharem é que são contados os votos".
    Após reunir com o Sindicato Democrático dos Professores dos Açores, o candidato do CDS-PP à Câmara de Ponta Delgada, Eduardo Medeiros, destacou a necessidade de “um ensino da qualidade para todos, selectivo e fundamentalmente vocacional”.
  • Revitalizar comércio  tradicional em Angra
    O candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo mostra-se disposto a  dinamizar o comércio tradicional, fazendo-o em conjunto com a câmara do comércio local.
  • PSD/Faial apresenta queixa à CNE
     O PSD/Faial fez esta quarta-feira uma participação à Comissão Nacional de Eleições sobre as declarações do cabeça de lista do PS à Assembleia Municipal da Horta que admitiu ter identificado os eleitores que não votaram nas legislativas.
  • PS quer concluir obra na Horta
    A candidatura do PS  à Câmara Municipal da Horta passou esta quarta-feira pela freguesia de Castelo Branco onde prometeu a conclusão  de vários projectos.
  • Governo e câmara iguais para resolver problemas mais facilmente
    O líder do PS/Açores defende que é importante para a ilha de Santa Maria que a Câmara de Vila do Porto continue a ser socialista, o que só é possível com a reeleição da autarca Nélia Figueiredo.
  • Ribeira Grande é autarquia saudável
    O candidato socialista à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Grande acusou esta quarta-feira o seu adversário do PSD de ter colocado a autarquia na “lista negra dos municípios” do Ministério das Finanças, com a capacidade endividamento no limite.
    A candidatura da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Ponta Delgada visitou, recentemente, a Casa do Gaiato, nas Capelas, tendo  constatado que “a importância do trabalho desenvolvido por aquela instituição de solidariedade social, no apoio a crianças oriundas de famílias desestruturadas.
  • Carlos Mendonça acusa PSD de plágio
    O candidato do PS à Câmara Municipal do Nordeste, Carlos Mendonça, acusa o seu opositor e actual presidente da autarquia social democrata de plagiar o manifesto eleitoral.
    Durante uma acção de campanha na vila de Rabo de Peixe, o candidato do CDS-PP à Câmara Municipal da Ribeira Grande teve oportunidade de contactar com uma família, da qual o pai e mãe tinham sérios problemas de saúde, nomeadamente ao nível de locomoção, e ainda dois filhos adultos doentes,contando os primeiros apenas com escassas reformas.
  • João Ponte apela ao voto para combater abstenção
    O candidato socialista à Câmara Municipal de Lagoa apela ao voto para combater a abstenção.
  • BE denuncia falta de coerência e transparência na Câmara
    Os candidatos do Bloco de Esquerda (BE) que se apresentam na corrida à Câmara de Ponta Delgada escolheram um miradouro, junto à Calheta Pero de Teive, que conta agora com o seu “ângulo de contemplação” limitado ao novo centro comercial da cidade, para denunciar aquilo que dizem ser “a falta de transparência e de falta de coerência na planificação urbanística e ordenamento do território”. 
  • Carlos Ávila quer
    O candidato do PS  Carlos Ávila, caso venca as eleições Domingo, pronete suspender de  imediato o aval do Ministério das Finanças  à autarquia.
    Ao som da charanga da JSD, RuiMelo percorre as ruas da Ribeira Seca com a certeza de que apesar da grande aceitação e mobilização dos jovens, "só no domingo à noite é que se pode ter a certeza de quem é que vai vencer".
  • Continuar a desenvolver Santa Maria
    Nélia Figueiredo dedicou esta terça-feira ao contacto com a população de Vila do Porto.
  • António Ventura atento à Cultura
    O candidato à presidência da câmara de Angra do Heroísmo pelo PSD, António Ventura,  considera essencial que se realize um inventário do estado de conservação e utilização das estruturas e equipamentos municipais de âmbito cultural com vista a que se possam detectar situações de degradação, mas a tempo de as corrigir, com especial atenção a ser dedicada ao estado do edifício do Teatro Angrense.
  • BE propõe transporte público inter-municipal
    Para melhorar a qualidade da mobilidade dos ribeira-grandenses, a candidata do Bloco de Esquerda à presidência da autarquia propõe a criação de um serviço de Transporte Público Inter-Municipal.
  • Lúcia Arruda quer mais apoio à cultura em Ponta Delgada
    A candidata do Bloco de Esquerda à presidência da Câmara de Ponta Delgada considera que é necessário aumentar o apoio financeiro às associações culturais do concelho, que “têm sido esquecidas pelo actual executivo camarário”.
  • Portas juntou-se a Artur Lima no apelo ao voto em Angra
    O líder do CDS/PP, Paulo Portas, manifestou-se esta terça-feira confiante “num grande resultado” nos Açores e, em particular, em Angra do Heroísmo, aludindo ao crescimento do partido em eleições anteriores.
  • Antero Quental defende baixa de impostos na Ribeira Grande
    Com o chuvisco a dar tréguas, junto à praia dos Moinhos, na freguesia do Porto Formoso,  o candidato da Coligação Democrática Unitária (CDU), Antero de Quental, em mangas de camisa, tentava convencer as pessoas que encontrava ou os que, atraídos pelo som do altifalante vinham à porta de que “é preciso ir votar no próximo domingo”.
  • PS na Graciosa critica câmara
    O candidato socialista por Santa Cruz da Graciosa, Manuel Avelar, acusa a autarquia laranja de marcar passo há oito anos.
  • Ricardo Silva quer fixar jovens nas freguesias
    O candidato pelo PS/Açores à Câmara Municipal da Ribeira Grande defende que o crescimento harmónico e sustentado do concelho passa por políticas que promovam a fixação dos jovens nas suas freguesias e sejam geradoras de riqueza.
  • Carlos Ávila pretende revitalizar fábrica em Água Retorta
    A candidatura do PS à Câmara Municipal da Povoação defende que economia de cada uma das freguesias é um factor importante para a criação de novos empregos e para a fixação dos jovens no concelho.
  • Berta Cabral lança críticas ao governo
    Na freguesia de Santa Clara, a candidata do PSD à câmara de Ponta Delgada defendeu a cooperação entre o governo regional e a Junta Autónoma para que a autarquia possa avançar com a requalificação de Santa Clara.
  • Casaca defende medidas imediatas para o emprego
    O candidato socialista à Câmara de Ponta Delgada afirma ser preciso implementar medidas “drásticas e imediatas” para combater o desemprego.
  • Governos e assembleias
    As próximas eleições realizam-se no dia 11 deste mês e nos Açores destinam-se a escolher os “governos” e “assembleias” dos seus 19 concelhos e 154 freguesias.
  • BE denuncia trabalho precário
    A candidata do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da Câmara de Ponta Delgada, Lúcia Arruda, denunciou, esta sexta-feira, situações de trabalho precário “encapotado” na autarquia de Ponta Delgada e a falta de vontade de actualizar o salário dos trabalhadores ao abrigo do novo sistema de progressão na carreira da administração pública, por parte do actual executivo camarário.
  • CDU propõe escola  de marinhagem em Rabo de Peixe
    O candidato da CDU e cabeça de lista à Assembleia de Freguesia de Rabo
    de Peixe, João Subtil, visitou a lota daquela vila pescatória com intuito de se inteirar, por exemplo, dos problemas existentes e sentidos pelos pescadores e armadores que utilizam aquela infra-estrutura.
  • Francisco Álvares satisfeito com adesão popular
    Na Lomba do Cavaleiro e na Lomba do Carro, a caravana social democrata de apoio a Francisco Álvares foi ouvindo pedidos e elogios.
  • CDS reclama mais apoio para as instituições de solidariedade
    Após conhecer em pormenor  o trabalho  desenvolvido e “os cantos à casa” da  Aurora Social, o candidato do CDS-PP à presidência da maior autarquia chamou a atenção para a necessidade de se encontrar um novo espaço para esta instituição particular de solidariedade social, sedeada em Ponta Delgada, que trabalha com pessoas portadoras de deficiência mental ligeira e moderada.
  • Berta Cabral elogia papel das escolas profissionais
    Berta Cabral foi esta sexta-feira à escola profissional da Santa Casa da Misericórdia, onde destacou a importância da formação técnica para o desenvolvimento do arquipélago.
  • Artur Lima diz que PS e PSD asfixiam cidadãos em Angra
    O candidato do CDS-PP Açores à presidência da Câmara de Angra do Heroísmo, Artur Lima, acusa as candidaturas do PS e do PSD de asfixiarem a Democracia.
  • António Ventura quer melhorar Câmara
    O candidato à presidência da câmara de Angra do Heroísmo pelo PSD, António Ventura, garantiu que pretende melhorar as condições efectivas de trabalho para os funcionários da autarquia.
  • Menos barulho  no AçorArena promete Rui Melo
    A campanha do recandidato à Câmara de Vila Franca do Campo prosseguiu esta sexta-feira na freguesia de São Pedro, onde Rui Melo anunciou que está em fase final o estudo para a insonorização do Pavilhão Multiusos AçorArena.
  • Carlos Ávila defende investimento público
    A candidatura do PS à Câmara Municipal da Povoação acredita que só o investimento público em infra-estruturas e a criação de condições para o investimento privado poderão gerar mais emprego e turismo para as freguesias do concelho.
  • Parque de campismo no Porto Formoso
    O recandidato pelo PS/Açores à Câmara Municipal da Ribeira Grande, Ricardo Silva, caso vença as eleições, tem um projecto para a construção de um parque de campismo próximo da Praia dos Moinhos.
  • Concretizar projecto do TecnoParque na Lagoa
    O cabeça de lista do PS Lagoa, João Ponte,  focou esta sexta-feira a sua atenção na necessidade de impulsionar a entrada da economia local no futuro, explicitando que a inovação, a tecnologia e a investigação científica são realidades que se consubstanciam num projecto estruturante para o concelho: o TecnoParque.
  • Paulo Casaca a
    Paulo Casaca apresentou esta sexta-feira o programa camarário do PS, para “viver melhor Ponta Delgada”.
  • CDU reclama mais policiamento nocturno na Lagoa
    A candidatura da CDU à autarquia da Lagoa deu esta quinta-feira destaque ao tema da segurança, aproveitando, por isso, a manhã para uma reunião com o Comando da Esquadra do concelho.
  • Bloco acusa autarquia de não combater guetos e exclusão social
    A candidata do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da Câmara da Ribeira Grande acusou, esta quinta-feira, o actual executivo de não combater a “guetização” e a exclusão social no concelho.
    A segurança na cidade e no concelho foi o mote para mais uma acção de campanha do candidato do CDS-PP a Ponta Delgada. Após uma reunião com o comandante da PSP de Ponta Delgada, Eduardo Medeiros defendeu  “a necessidade de meios efectivos na rua e menos nas secretarias”.
  • Habitação  prioritária para Manuel Avelar
    A candidatura autárquica do PS em Santa Cruz da Graciosa privilegiou os contactos com os eleitores de São Mateus, Santa Cruz e Luz, numa campanha porta-a-porta em que o candidato Manuel Avelar aproveitou para divulgar o seu programa.
  • Andreia Cardoso quer dinamizar cultura
    A candidata do PS à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Andreia Cardoso, anunciou que pretende criar um roteiro cultural, que vai incluir actividades em todas as freguesias, no âmbito de uma política cultural mais vasta que reforce a visibilidade do concelho no exterior.
  • João Ponte garante apoio aos idosos
    O  recandidato do PS à Câmara Municipal da Lagoa, João Ponte, defende que é  obrigação cuidar de quem cuidou e trabalhou em prol do concelho, por conseguinte, “torna-se necessário apoiar ainda mais os idosos”.
  • Casaca acusa Berta de esquecer sector da educação
    O candidato socialista à Câmara de Ponta Delgada acusou esta quinta-feira a actual presidente da autarquia de demitir-se das responsabilidades na área da educação.
  • Filomeno Gouveia quer mais habitação para jovens
    O candidato social democrata pretende criar condições para que os jovens se fixem nas freguesias onde moram.
    O recandidato do PSD à Câmara Municipal do Nordeste, José Carlos Carreiro, considera que o seu adversário (PS) tem pautado o papel de deputado “por uma atitude de subserviência ao Governo Regional”.
  • Coordenação social, diz António Ventura
    O candidato à presidência da Câmara de Angra do Heroísmo pelo PSD, António Ventura, defende uma melhor articulação entre os organismos que gerem as questões sociais de modo a optimizar recursos, a fiscalizar actuações e a obter-se melhores resultados.
  • BE denuncia falta de políticas para a igualdade de género
    Foi passada na sede da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta a manhã desta quinta-feira da candidata do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da Câmara de Ponta Delgada.
  • Ser
    Ricardo Silva admite que há quatro anos, a campanha foi mais “leve”. É que na altura, o candidato não estava no poder e não era confrontado com o que foi e não feito durante o mandato.
  • Nesta campanha
    Berta Cabral começou por falar de Ponta Delgada. Do que fez e dos projectos que pretende fazer no concelho, caso seja eleita para mais quatro anos à frente da autarquia.
  • Artur Lima apela ao
    O candidato do CDS-PP à Câmara de Angra do Heroísmo, Artur Lima, considera que as candidaturas de PS e PSD  representam “um bloco central de interesses, pois ambos os partidos são iguais no exercício de poder e fazem promessas para conseguir um voto”.
  • Antero Quental contesta custo da água na Ribeira Grande
    Escassos minutos depois do meio-dia começaram a suceder-se as saídas de várias trabalhadoras da fábrica de conservas Cofaco, em Rabo de Peixe. Passos apressados, como que indiferentes ao som do altifalante da CDU, até porque a hora de almoço não é muito extensa e é preciso dar ao corpo sustento para aguentar o resto do dia de trabalho e, quem sabe, ainda assegurar um pouco de repouso às pernas.
  • Andreia Cardoso quer campanha com ideias
    A candidata socialista à Câmara de Angra do Heroísmo, Andreia Cardoso, garante que pretende uma campanha eleitoral marcada pelo debate de ideias e pela apresentação de projectos para o concelho.
  • Carlos Mendonça sente vontade de mudança no Nordeste
    O candidato do PS/Açores à Câmara Municipal do Nordeste, Carlos Mendonça, defende uma maior cooperação entre a autarquia e o Governo Regional.
  • Ávila quer regresso  ao desenvolvimento na Povoação
    A campanha do PS à Câmara Municipal da Povoação está nas ruas do concelho com  o candidato Carlos Ávila a defender a necessidade de mudança e de nova esperança.
  • Plano para idosos é prioridade de Filomeno Gouveia
    Numa das freguesias mais isoladas e envelhecidas da Ribeira Grande, o candidato do PSD à autarquia foi dando destaque aos idosos e aos mais novos.
    Foi com contactos de rua na baixa da cidade que o candidato da CDU à Câmara Municipal de Ponta Delgada e a restante comitiva iniciaram o período de campanha eleitoral.
  • BE quer criação de gabinete de apoio à Interculturalidade
    No primeiro dia de campanha, a candidata do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Ponta Delgada, deu especial destaque a quem - ainda que não tendo nascido na Região - a escolheu para viver.
    Pela freguesia de Água Retorta andou Francisco Álvares, que em contacto com a população diz ter recebido um "caloroso apoio".
  • Berta Cabral defende trabalho e organização
    Pelo simbolismo, a candidata social-democrata à presidência da Câmara de Ponta Delgada optou pela "Colmeia" para apresentar os mandatários da candidatura.
    Depois de ter sido presidente da Câmara de Vila Nova do Corvo, eleito pelo PSD, Manuel Rita volta a candidatar-se à autarquia da mais pequena ilha açoriana, mas desta vez pelo PS.
  • Casaca aposta em “enorme” campanha de sensibilização
    O candidato do PS à Câmara de Ponta Delgada diz que é preciso estudar de forma aprofundada, alternativas à deposição em aterro do lixo não reciclável.
  • Candidato centrista propõe avenida em Santa Clara
    Naquele que foi a sua primeira acção de campanha, o candidato do CDS-PP à Câmara Municipal de Ponta Delgada fez-se acompanhar de uma comitiva de trinta pessoas na visita ao antigo matadouro da cidade, na freguesia de Santa Clara.
  • José Decq Mota centra atenções no saneamento básico
    O candidato da CDU à presidência da Câmara da Horta, José Decq Mota, quer vencer as autárquicas para concluir projectos pendentes, contudo, adverte que não vai desaparecer se perder as eleições.
  • João Ponte elege habitação como prioridade
    O recandidato socialista  à presidência da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, considera a habitação como uma prioridade a ser resolvida nos próximos quatro anos.
  • António Ventura quer habitação para jovens em Angra
    O candidato do PSD à presidência da câmara  de Angra do Heroísmo, António Ventura, apresentou esta terça-feira uma iniciativa de apoio e promoção à habitação jovem – o programa “Viver Aqui” –com o qual pretende combater a desertificação de jovens na cidade e freguesias do concelho.
    A candidata à presidência da Câmara do Corvo, Deolinda Estevão, foi apresentada segunda-feira à noite numa cerimónia que contou com a presença da líder do partido.