Artigos de Opinião

Autor

Em "estado de implosão"!

Jorge Macedo /

1103 visualizações   

Estado 1 – Agonia!

Quem caísse de paraquedas no último Plenário da Assembleia Regional … ia julgar que poder e oposição tinham trocado de “bancadas”. Sem exceção (que eu me lembre) todos os momentos foram utilizados pelo PS para atacar Berta Cabral e por tabela o PSD, … ou vice-versa.

O PSD regozijou-se com o seu congresso, … o PS “pum” em Berta Cabral. O PS falou de Vasco Cordeiro e das coisas “fantásticas” que ele fez (!!!) … e “pum” em Berta Cabral. O PSD e restante oposição apresentaram propostas … e o PS “pum” em Berta Cabral.

Mesmo depois de desautorizarem o Secretário da Economia que, em sede de Comissão, disse que discordava de uma resolução do CDS/PP sobre Turismo Religioso, … “pum” no PSD.

Até quando, no relatório da Comissão de Economia, estava escrito “preto no branco” que Vasco Cordeiro era contra e todos assistimos a uma “cambalhota”, os argumentos socialistas foram … “pum” em Berta Cabral.

Provavelmente, “eu” sei, “tu” sabes e “eles” sabem as razões de tanto “pum”! Provavelmente acham que o “pum” em Berta Cabral e no PSD poderá amarrar uns votos. Será? Por mim continuem!

Primeiro, porque não é normal o partido do governo fazer oposição à oposição; depois, porque só se “atiram pedras às árvores com frutos” ou então, porque assim os açorianos mais depressa percebem as razões para tanto frenesim e até os mais distraídos … vão desconfiar desta agonia.

Conheço esse filme! Não são os partidos da oposição que ganham eleições, … são os partidos do poder que as perdem!

Eu nunca vi um barco a afundar, mas imagino que a serenidade não seja coisa abundante. No PS também não!

Estado 2 – “Estão verdes”!

“Pior do que fazer um congresso, que não serve para nada, … é não fazer um congresso”! Hein???(!!!) Claro que foi uma “gaffe” de um Deputado Socialista, e pode acontecer a qualquer um mas eu, no lugar deles, agora e nos próximos tempos, não pronunciava a palavra “congresso”.

Lembram-se da fábula da “raposa e das uvas”? “A raposa morta de fome, ao ver a parreira carregada de uvas, lambeu os beiços mas, por mais que tentasse, não conseguia alcançá-las. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis, afastou-se, dizendo: - Estão verdes, estão azedas, não me servem. Nem oferecidas eu as comeria”. Estão verdes, …não estão?

Estado 3 – Então pá!

“A Dra. Luísa Schanderl reúne todas as condições para desempenhar o cargo de Secretária da Economia, mas naturalmente não ao nível do anterior Secretário”. Então pá, isso diz-se?

A senhora ainda não tinha tomado posse e Berto Messias (líder da bancada socialista) “naturalmente”, na ânsia de incensar Vasco Cordeiro, já a empurrava “pra baixo do nível”. Calma! Qual é a aflição? 6 meses não dão para aquecer a cadeira e Vasco Cordeiro nunca será esquecido. Duvido é que seja … por bons motivos!

Eu não sei para que lado é que o PS cai … mas no atual “estado” o mais provável é que caia para dentro. Estão numa espécie de “estado de implosão”!

Estado 4 – 25 de Abril

Os “Capitães”, não estiveram presentes das Comemorações oficiais, porque “a linha política seguida pelo atual poder político deixou de refletir o regime democrático herdeiro do 25 de Abril (…)”.

Pronto, eu respeito a vontade dos senhores, de Mário Soares e de Manuel Alegre mas talvez não fosse uma grande maçada eles respeitarem a vontade do povo expressa nas urnas, por voto livre, secreto e democrático. Digo eu!

Diário de Notícias Dinheiro Vivo Jornal de Notícias Notícias Magazine O Jogo TSF Volta ao Mundo Açoriano Oriental DN Madeira Jornal do Fundão