Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Um vislumbre do futuro


LCCA 2

Neste verão, durante os meses de junho e julho de 2023, o Colégio do Castanheiro promoveu uma iniciativa que proporcionou a vários alunos a oportunidade de terem uma experiência profissional para terem certeza de que o curso académico que pretendem seguir no futuro é o que imaginavam ser. Como eu tive o privilégio de ser uma das alunas, decidi que iria realizá-la na área da advocacia, pois é um sonho meu de criança, e fiquei colocada na LCCA - Sociedade de Advogados.

Foram dois dias de experiência com uma das minhas colegas, providenciados pelo Dr. Ricardo Nascimento Cabral, que é sócio fundador da LCCA e é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. 

O primeiro dia foi mais teórico e o Dr. Ricardo Nascimento Cabral deu-nos a conhecer os escritórios e a parte burocrática da profissão. Também nos foi explicado como se procede à pesquisa naqueles livros gigantescos de direito. Conseguimos ainda tirar algumas dúvidas que tínhamos acerca da formação e da profissão, tais como o que fazer em certos casos específicos, como funcionam as especialidades, como é a experiência na universidade, etc. O segundo dia foi mais prático, pois tivemos a oportunidade de visitar dois tribunais, de entender como estes funcionam, de observar a leitura de uma sentença e pudemos refletir com os responsáveis pelas alunas sobre o que tínhamos acabado de presenciar.

Posso dizer que esta experiência me surpreendeu imenso e me deu uma nova perspetiva sobre a advocacia. Ao falar com o Dr. Ricardo Nascimento Cabral, consegui entender que a profissão não é nada como é retratada em filmes ou como as pessoas dizem ou pensam ser, é mais complexa. Ele falou-nos de algumas possíveis complicações e de como às vezes é necessário agir de uma forma que não é exatamente a que gostávamos, mas faz tudo parte do trabalho e a meu ver parece ser uma profissão incrível e interessante.

Sendo muito franca, apesar de ter sido pouco tempo, aqueles dois dias de experiência que me foram concedidos deram-me ainda mais certezas de que é este o curso que quero seguir na universidade e que este é o futuro que quero ter.

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Quartel dos Bombeiros de Ponta Delgada precisa de ser atualizado
João Paulo Medeiros, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD) passa em revista o incêndio no HDES, a luta por melhores condições de trabalho dos bombeiros e as dificuldades que a maior corporação dos Açores enfrenta
 
“Sou defensor de uma Europa das Nações que não perca a sua identidade”
José Pacheco, candidato do Chega pelos Açores nas eleições para o Parlamento Europeu do dia 9 de junho admite que o objetivo do partido é ganhar as eleições e alerta para a necessidade de inverter a “subsidiodependência” dos Açores em relação à Europa
 
Bispos portugueses realizam visita “Ad Limina” ao Vaticano de 20 a 24 de maio
Bispo de Angra afirma que juntamente com “relatório” sobre a Igreja açoriana leva “no coração todos os homens e mulheres dos Açores”.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados