Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

RTP Açores e Antena 1 Açores - O Mundo no Lar dos Açorianos


Cópia de 20221122_160605_Original

A 10 de agosto de 1975, a história dos meios de comunicação no arquipélago dos Açores foi revolucionada com a fundação dos estúdios da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) - Açores. Constituía uma de duas extensões da RTP nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira que, à data, já tinha sido fundada, em Lisboa, há 40 anos. A instalação de estúdios televisivos permitiria interligar mais rápida e eficazmente Portugal Continental com os territórios insulares.

RTP Açores 

A RTP Açores categoriza-se como um canal televisivo generalista, público e de caráter regional. O projeto surgiu após a revolução de 25 de abril de 1974 e com a proposta da implementação de canais de televisão oriundos dos arquipélagos. O Centro de Produção Regional dos Açores, presidido por António Ramalho Eanes, foi instalado em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, no edifício que outrora fora a Estação Agrária local.  

No dia de inauguração, a primeira emissão televisiva nos Açores durou seis horas, o dobro das horas diárias atingidas durante o período de emissões experimentais. A sua abertura ocorreu às 15h30, com o discurso do General Altino Pinto de Magalhães, à data Presidente da Junta Governativa dos Açores, e encerrou-se com o Telejornal às 21h30. Nos primeiros anos, o canal emitia diariamente durante três horas, das 18h às 21h, exceto às segundas-feiras, sendo este o dia de “folga” da estação televisiva. 

A empresa tinha os seus próprios emissores, porém, estes passaram a pertencer à Portugal Telecom, atualmente Altice, por um decreto de lei emitido por Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa na altura, sendo os emissores atualmente alugados pela RTP. 

Em comemoração do seu 40.º aniversário e por ocasião das festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, as emissões da RTP Açores passaram também a ser transmitidas por cabo para Portugal Continental e para outros territórios constituintes da diáspora, como o Canadá, os Estados Unidos da América e as Ilhas Bermudas, através da RTP Internacional. Algumas produções regionais de ficção incluem O Barco e o Sonho, Xailes Negros e a adaptação da obra literária Gente Feliz com Lágrimas


Antena 1 Açores

Fundada em Ponta Delgada, a 10 de agosto de 1975, à semelhança da RTP Açores, a Antena 1 Açores é uma emissora de radiodifusão pública regional pertencente ao Grupo RTP – Rádio e Televisão de Portugal que transmite localmente em cada uma das nove ilhas do arquipélago dos Açores. 

Além de integrar conteúdos da Antena 1, sediada em Lisboa, transmite também, diariamente, ao público açoriano uma programação completa e diversa, abrangendo eventos, noticiários, debates, entrevistas, música e outros programas de caráter regional, que visam preservar a cultura açoriana. 

A partir de 1928, iniciaram-se as primeiras experiências de transmissão radiofónica no arquipélago, em três postos emissores - o de Jacinto Pedro Ribeiro, o CT2AV e o CT2AJ – localizados na Ilha de São Miguel. Porém, uma década depois, o regime salazarista viria proibir as estações de TSF amadoras. 

Considerada a voz da açorianidade, a rádio atuou como um importante meio de comunicação e entretenimento, contribuindo para a erradicação do analfabetismo na região e para o processo de institucionalização do novo regime democrático no país, através da informação transmitida aos ouvintes.

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Quartel dos Bombeiros de Ponta Delgada precisa de ser atualizado
João Paulo Medeiros, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD) passa em revista o incêndio no HDES, a luta por melhores condições de trabalho dos bombeiros e as dificuldades que a maior corporação dos Açores enfrenta
 
“Sou defensor de uma Europa das Nações que não perca a sua identidade”
José Pacheco, candidato do Chega pelos Açores nas eleições para o Parlamento Europeu do dia 9 de junho admite que o objetivo do partido é ganhar as eleições e alerta para a necessidade de inverter a “subsidiodependência” dos Açores em relação à Europa
 
Bispos portugueses realizam visita “Ad Limina” ao Vaticano de 20 a 24 de maio
Bispo de Angra afirma que juntamente com “relatório” sobre a Igreja açoriana leva “no coração todos os homens e mulheres dos Açores”.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados